sexta-feira, junho 22, 2007

O TRISTE FIM DA EVOLUÇÃO
Blogagem coletiva em virtude da extinção do Movimento Evolução
Image Hosted by ImageShack.us
A idéia era boa: juntar alguns blogueiros "indignados" no intuito de escrever sobre assuntos políticos com o escopo de aglutinar idéias, críticas ou sugestões para tentar mobilizar e conscientizar as pessoas de que algo precisa ser feito urgentemente para melhorar o País.

Não deu certo. Não entrarei no mérito dos motivos do fracasso. Falo por mim, uma vez que eu fui convidado a participar.

Para mim, infelizmente, talvez a idéia tenha chegado tarde demais. Estou numa fase "apolítica", prefiro escrever sobre outras coisas, ou mesmo poesias, como as que tenho postado nos últimos meses.

Já fui mais "politizado", mas isso não quer dizer que deixei de ser indignado com tudo o que está acontecendo em nosso País. No entanto, não sinto mais vontade de escrever sobre política, acho que por desânimo mesmo.

A corrupção campeia. O desemprego idem. A educação vai de mal a pior. A violência impera. O povo assiste impassível, escândalo após escândalo, a derocada de nossas instituições políticas, administrativas e judiciárias.

E nada, nenhuma medida concreta, sóbria, eficaz para, senão melhorar, no mínimo, minimizar as trágicas as condições de saúde, desemprego e criminalidade a que todos nós somos expostos são tomadas.

Já disse antes: enquanto não houver um "pacto social" entre os políticos e a sociedade nada irá melhorar. Os governos se sucedem. O povo fica.

Cada governo que assume o poder quer deixar a sua "marca". Não é assim que as coisas devem ser, em meu humilde ponto de vista.

Para que possamos progredir devemos ter um plano de ação, com metas a ser atingidas. E o povo deve cobrar a consecução de tais objetivos fiscalizando, de maneira real, porém pacífica, os atos dos três poderes.

Enquanto agirmos pensando só em nós mesmos, nada irá mudar. Devemos ter em mente que quando não há médicos ou faltam aparelhos em nossos nosocômios públicos não só os doentes que lá estão são agredidos e violados em seu direito constitucionalmente garantido. Quando isso e os outros "descasos" na educação e segurança (para dizer o mínimo) ocorrem, toda a sociedade é afrontada e humilhada.

O povo parece não saber ou entender o poder que tem. Os fatos seriam diferentes se houvessem passeatas, protestos e cobrança efetiva de medidas a serem tomadas para a consecução do bem estar público, que em última análise, é a principal meta de todos os governos.

Triste, mas verdadeiro.

Bem, quanto ao enterro de anão do banner acima, realmente nunca tive essa oportunidade. Talvez eu tenha que esperar o Nelson Ned morrer para ter esse privilégio.

...

Na oportunidade gostaria de pedir desculpas aos amigos, pois sei que ando meio ausente do blog. Motivos profissionais.

Espero que entendam. Gosto de todos vocês.

Abraços.
Paz e prosperidade!

26 comentários:

Anônimo disse...

Aconteceu o mesmo comigo, meu caro Defensor. Junte falta de tempo com falta de tesão para escrever sobre política... Mas não esperava que o Evolução fosse terminar assim.
Um abraço.

Anônimo disse...

Vim te dar um Oi....
______
| . OI . |
|______|
||
|| _,,,---,,,
( "~-,-""" ""~v
. (o) (o) ,
/ _____ `Y"~-,
| `,-~-,/ _
`~` /_,-~"
`"v-.,_ _,.-v"`
.........,-~"" ""~~-.-~~" ""~-, ...........
........( _,-"........"-,_ )...........
.........."~~"....................."~~".............

Um Oi repleto de Carinho,
Um Oi imenso com Afeto,
Um Oi esplendoroso de Luz,
Um Oi forte com Energia,
Um Oi encharcado de Coragem,
Um Oi embrulhado de Esperança,
e Um Oi cheio de Alegria

Beijinhos,mil

Ricardo Rayol disse...

Defensor, foi perfeita sua abordagem. Estamso aí na luta inglória, mas sabe-se lá que luz no fim do túnel pode nos ajudar.

Miranda disse...

Olá meu amigo, desculpe a ausência, mas estou de volta. Entendo muito bem este "desanimo", que acredito ser a consciência de que o círculo vicioso da política em que vivemos não será desfeito no grito, e talvez nem possa ser desfeito, uma vez que num país do tamanho do Brasil, um caldeirão étnico, com problemas semeados à centenas de anos, uma minoria "sem dinheiro" e politizada é mais discriminada que a parada gay... enfim, como disse uma vez, cuidemos da nossa vida, mas isto não quer dizer que não podemos estender a mão à quem sofre ao nosso lado. Façamos nossa parte, sejamos fraternos, e que nunca esqueçamos quem somos. Abraços.

mac disse...

"se houvessem passeatas, protestos e cobrança efetiva de medidas a serem tomadas para a consecução do bem estar público, que em última análise, é a principal meta de todos os governos."
Em Portugal, os poucos privilégios que os trabalhadores têm são cortados, há o encerramento de hospitais e escolas, e as pessoas saem para a rua a protestar. Até recebem o 1ºMinistro onde quer que ele vá, com assobios. Mas nada disto adianta. O Governo continua a fazer o que quer, enriquecendo o bolso de muitos poucos.

D. Maria e o Coelhinho disse...

O "MILAGRE" DO COELHINHO !!!!
E
AS
"grandes JANTARADAS"
DA



D. MARIA

beleza de mulher disse...

só uma pergunta!!! existe um bom país??? se existe me diz onde que eu vou para là

Glênio Gangorra disse...

Como militante esquerdista engajado comemoro, em nome de todos os jegues vermelhos e dos guerreiros da liberdade social nacional-democrata bolivariana, o encerramento de mais um blog imperialista. Um ajuntamento de liberticidas reacionários com o intuito de prevaricar e deturpar o grande trabalho que nosso amado Lula, nosso amado Hugo Chávez, o absoluto Fidel, o impagável Evo e tantos outros representantes do real desenvolvimento econômico mundial.

Saudamos a morte tardia. Viva a revolução bolivariana.

Defensor disse...

glênio gangorra: não poderia eu deixar de comentar seu jocoso comentário.

Creio que és uma das figuras mais interessantes da internet, pois não posso deixar de acreditar que escreves essas impagáveis abobrinhas apenas para que todos se divirtam.

lulla, chaves, fidel, evil... hahaha!!!

Definitivamente, isto não pode ser sério!!!

Chellot disse...

Como diz a música: "já chega de tanta babaquice, de tanta caretice...". O povo está cada vez mais em cima do muro. Escândalo vai, escândalo vem e o quadro não muda. Creio que cada um de nós é um pouco culpado, pois votamos sem uma pré-avaliação do carater dos candidatos. Hoje em dia deixei de acreditar na política, só acredidto no poder que cada um de nós tem nas mãos, basta aprender a usá-lo.

Beijos sonolentos.

Lux Caldron disse...

Salve Defensor

Pelos vistos ai como aqui a democracia está entregue aos bichos... Cá em Portugal existem vários partidos políticos mas infelizmente para a maioria das pessoas apenas existem dois que até chegam a dar a ideia de que partilham o poder à vez.Está o Partido Socialista no governo e diz o povo "está tudo mal" então nas eleições seguintes mudam todos para o Partido Social Democrata... uns meses depois diz o povo novamente "está tudo mal", então o que acontece? Muda-se novamente para o Partido Socialista...

Na minha opinião a única maneira de fazer a democracia funcionar era estabelecer testes à consciência política e social da população e só quem tivesse nota positiva é que poderia votar...

Já não há paciência para quem vota pela fotografia modelo da campanha eleitoral!

Abraço

Flávio disse...

Entender a sua ausência, a gente entende; mas sente falta dos seus posts. Qt ao assunto, vc está coberto de razão e, neste ponto, eu comparo o povo a um rebanho de bois: se soubesse a força que tem, nenhuma cerca segurava! É por aí. Grande abraço, amigo.

O Árabe disse...

Realmente, é melhor falar dos sentimentos; nos trazem menos decepções que a política...

Anônimo disse...

Salve, brother!

Realmente uma pena, né...ao menos se tentou! Mas fazer o que? Güardemos na lembrança essa iniciativa, p'ra quem sabe num futuro próximo fazer essa semente brotar p'ra valer...

...mas velho,vou cometer a audácia de por aquele teu vídeo lá no blog, no Vídeo do Dia...Tomara que não fiques bravo...Hehehehe, mas táis bem gurizão mesmo naquelas imagens! Hehehe, mas bem bacana o teu thrash, e qüanto a produção, eu até curto uma coisa assim meio tosca,dá um tom de esmero ao negócio, já que o som é trabalhado. Não apreciei muito o timbre do vocal, mas trata-se apenas de gosto pessoal...

Alguma possibilidade de retornarem à ativa?

Aquele abraço!!!

MagnetikMoon disse...

Há demasiada passividade, e enquanto isso eles vão enriquecendo à custa disso,mas também vão ficando mais pobres espiritualmente... @sempre!

*

Aliciante disse...

Oi Defensor,

Não conseguia comentar aqui, mesmo sendo cadastrradíssima e tals. Acho que a senha tinha ido pro espaço ..hihi

Realmente uma pena que terminou. No meu caso o que pegou foi a falta de tempo. Assino com você, enquanto o povo não se conscientizar de que tem que fazer a sua parte, a corrupção vai rolar leve e solta.

Beijo grande

Blogildo disse...

Eu entendo essas ausências. O cotidiano é massacrante e temos de priorizar o que é mais importante.

Como diria um velho rabino: Você não é obrigado a terminar a obra; mas está impedido de abandoná-la!

Abraço!

Lana disse...

ola!
sinto realmente a tua falta e tambem gosto muito de ti. Os amigos entendem as ausencias e partilham a solidariedade do dia-a-dia. volta qd quiseres que eu estarei ca a tua espera.
1 sorriso muito luminoso
Lana

Anônimo disse...

Olá, gosto imensamente do que você escreve. Até citei seu blog como um que fala de amor, apesar da tristeza que carrega.
Assim como você, desisti de falar em política. Infelizmente, temos que conviver com ela. Protestar, pra que? Jamais seremos ouvidos. E a força econômica sempre acaba vencendo. Quanto ao blog, realmente não o conheci.
Bjs.

o alquimista disse...

Sabes uma coisa caro amigo? Devias vir visitar o Arquipélago dos Açores...


Abraço

Anônimo disse...

É, o momento de malhar o ferro em brasa teria sido pré ou pós eleições. Reparei recentemente que há muita gente satisfeita e que não é pobre.

Salve, Defensor e abraços!

Chellot disse...

Estou te indicando como uma das sete maravilhas do mundo bloggeiro. Caso ainda não tenha recebido tal indicação, o Caminho dos Contos o faz agora.

Beijos de fada.

Miranda disse...

uhuuuu, assim como a bruxinha, eu também te indiquei para as 7 maravilhas da blogosfera, eheheh... até mais!!!

Unknown disse...

Meu querido amigo, às vezes parece que falas de Portugal... O povo realmente não entende o poder que tem...

Desculpa também a ausência... mas vivem-se tempos complicados!
Virei sempre que puder.

Beijo grande

Anônimo disse...

Eu compreendo o seu desânimo, e digo que há muitos sofrendo do silêncio que não quer calar.

Embora saiba que há em mim uma revolta interior, e que esta revolta vem roubando anima da alma e do brilho nos olhos, assim como você, resolvi apenas contemplar. Quem sabe se não estamos acumulando energia para gritar mais tarde?

BeijUivoooooooooossssssss da Loba

Eu, sem clone disse...

Oi defensor, agradeço sua visita ao meu blog.

Quanto a esse seu post, se o povo cobrasse dos políticos uma posição mais decente, quem sabe se os serviços públicos melhorariam? Sou obrigada a crer que o povo gosta mesmo é de pão e circo. infelizmente.