quarta-feira, outubro 04, 2006

PEQUENO DICIONÁRIO DE POLÍTICA

Image Hosted by ImageShack.us

Sempre achei que parábolas são a melhor forma de ilustrar uma idéia. Resolvi, então, adaptar este pequeno dicionário que circula pela net em inglês.

Feudalismo: Você tem duas vacas. Seu senhor fica com uma parte do leite.

Socialismo puro: Você tem duas vacas. O governo confisca as duas, e as coloca num celeiro junto com as outras vacas confiscadas. Você tem que tomar conta de todas, junto com todos os outros que tiveram as vacas confiscadas. O governo te dá o leite que você necessita.

Socialismo burocrático: Você tem duas vacas. O governo confisca as duas e as coloca num celeiro junto com as vacas de todo mundo, que serão tratadas por ex-criadores de frango. O governo determina que você cuide dos frangos. O governo te fornece todo o leite e ovos quanto o regulamento diz que você precisa.

Comunismo puro: Você tem duas vacas. Seus vizinhos te ajudam a tratar delas, e todo o leite é dividido.

Comunismo cubano: Você tem duas vacas. Você tem que tratar delas, e o governo fica com todo o leite.

Comunismo do Camboja: Você tem duas vacas. O governo desapropria as duas e ainda te da um tiro na cabeça.

Ditadura: Mesmo que você não tenha duas vacas, o governo te prende e te tortura pra revelar onde elas estão. Depois desaparecem com você.

Democracia pura: Você tem duas vacas. Seus vizinhos decidem quem irá beber o leite.

Democracia representativa: Você tem duas vacas. Seus vizinhos escolhem alguém que irá decidir quem irá beber o leite.

Anarquia: Você tem duas vacas. Ou você vende o leite a um preço justo, ou seus vizinhos tentam pegar as vacas e te matar.

Burocracia: Você tem duas vacas. Primeiro o governo regula com o que você vai alimentá-las e quando você pode ordenhá-las. Depois paga para que você não as ordenhe. Então abate uma e vende a carne. Ordenha a outra, e joga o leite fora. Por fim requer que você preencha o formulário esclarecendo o desaparecimento da vaca morta.

Surrealismo: Você tem duas girafas. O governo requisita que você conte quantas bananas sobraram depois que os elefantes fugiram voando.

2 comentários:

Poeta.do.Caos disse...

Gostei do seu blog , muito interessante

Continue escrevendo amigo

se tiver orkut , pode me adicionar

http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=14773833915071899109

Nat disse...

Excelente!!!!